O Descalabro do nosso turismo




Para poder resolver um problema é preciso, em primeiro lugar, admitir que existe e, sobretudo, conhecer todos os parâmetros da questão. Sendo assim, importa clarificar algo que tenho ouvido sistemáticamente e que não corresponde totalmente à verdade.
O turismo da Madeira encontra-se numa das piores situações dos últimos anos. há quem afirme que a situação é conjuntural e decorre do temporal, do vulcão, da crise actual, de tudo menos da situação interna. Ora o INE publicou os ddos sobre o turismo em 2009 e vale a pena reflectir sobre o seguinte:
A taxa de ocupação da Madeira foi de 52,3%, muito distante dos habituais 60% ou mesmo os muito distantes (inicio da década de 90) 70%. Mais. Se observarmos o rendimento médio por quarto em 2009 para os hoteis, os dados são preocupantes: Algarve=40,8; Lisboa = 42,5 e a RAM= 33.2. A Madeira foi a região do país onde este indicador mais desceu (16,5%) O pior resultado das regiões que podem competir com a Madeira.
Quanto à evolução das entradas de turistas os dados não são mais animadores: A Madeira desceu 10%; o Algarve 6,4% e Lisboa 4,8%. Madeira, mais uma vez, com o pior resutado do país. Na evolução de dormidas exactamente o mesmo: Madeira desceu 11,5%; Lisboa desceu 6% e Algarve diminuiu 9,4%. Madeira outra vez a campeã do país.
Enfim este apontamento permite conhecer melhor a realidade e compreender ainda mais a situação do turismo em 2010.
Infelizmente, prevê-se catastrófico, enquanto isto o Governo do PSD insiste no inimigo e causas externas. Insiste-se no mercado Inglês e Alemão e esquecem que existe ali ao lado no atlântico um país chamado USA e outro chamado CANADA.
Este modelo está velho, gasto e vai levar a economia turística desta ilha ao colapso.
Governantes com cheiro a mofo não atraem nem ácaros!
Carta enviada por um empresário do Norte k pediu anonimato.

Comentários

  1. A festa das feiteiras foi muito boa e acho uma vergonha que no meio de tanta gente rica que há nas feiteiras que tenha de ser um emigrante a vir da áfrica do sul para fazer a festa. Porquê é que o cabrão do Jana ou dos Bexigas não fazem a festa um ano? Alguém faz ideia da FORTUNA que os Janas da bomba da vila tem? Além de terem explorado o povo tantos anos, são uns enforcados do diabo.

    ResponderEliminar
  2. Na puta da secretaria da educação é assim: Um cubano de nome Marcos ainda est+a a tirara o curso de formador e já dá formação com ordem da sercretaria, da Delegada sem dentes ou de quem quer k seja. Jà mama 500 euros por sábado para ensinar uma coisa k o sacana ainda anda aprendendo.
    Deve ser por isso k poeem os pais a pagar transportes e segundo já me disseram até os papos secos k a acanalha come nos lanches vai ser pago - FILHOS DS PUTA

    ResponderEliminar
  3. A festa das feiteiras o ano passado foi assaltada pela polícia mandando calar a música toda à meia noite, vamos ver se nas outras festas de são vicente vai acontecer a mesma coisa ou se vão deixar berrar até as 7 da manhã não deixando ninguem dormir.

    ResponderEliminar
  4. amigo do gay do elias28 de julho de 2010 às 05:29

    Ao doutorzinho irmão do barão da droga aconselho-lhe que para a próxima quando escreveres algo na revista municipal de São Vicente escreveres para o povo já que invocas muito este termo. Gostaria de saber se o teu pai percebe latim, francês e expressões de mitologia grega, não te armes em herói literário, arregaça as mangas e trabalha de palavrinhas finas estamos fartos.

    O remorso deste cavalheiro presidente de gentes humildes é ter a virtude de fazer sofrer aqueles que desejam algo, porém torna os inalcançáveis porque quer que continuem a ter mãos calosas é este o seu desejo.

    ResponderEliminar
  5. O mano do elias sera que ja está em liberdade? o papá do nosso presidente da assembleia municipal teve de desembolsar 15mil euros para libertarem o nuno medeiros, irmao do elias medeiros para o cabrão voltar a fazer negocio de droga. Às tantas o elias medeiros também já provou umas pastilhinhas e uns charros com a malta que ele acompanha. É esta a qualidade e as raizes das pessoas que temos a mandar o concelho de são vicente.

    ResponderEliminar
  6. Meu caro " a judite"! A sua ignorância é de um tamanho tão medonho, que nem tento comentar! Quem deveria ser corrido era gente como você, que julga uma família por causa de um dos seus membros ter errado! É por causa de gente como você que estamos como estamos! Gente tapada e ignorante! Que nunca fez nada pelos outros e que a única coisa que sabe fazer é criticar!

    ResponderEliminar
  7. a judite tem razão. o medeiros tem um texto muito tonto naquela revista da camera penso que escreveu aquilo a fumar charros. nem o albuquerque aqui no funchal se escreve daquela maneira para gente de cidade e esses totós ai escrevem daquela maneira para gente de são vicente!?

    ResponderEliminar
  8. Primo do Direitinho!!!30 de julho de 2010 às 02:03

    Olha! Este anónimo de "29 de Julho de 2010 12:21"! Deve ser família da "Judite"! Só pode! É tonto igual!!!

    ResponderEliminar
  9. a mim xeira-me que o primo do direitinho é o mano xico

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Preto das anonas desafia presidente da JSD São Vicente

MIGUEL ALBUQUERQUE E A SUA QUADRILHA DE NOVOS RICOS

Alberto Joao Jardim, Gabriel Drumond, Daniel Drumond e Jaime Ramos foram terroristas da FLAMA