PS-M responsabiliza Coito Pita e Rocha da Silva


PS-M responsabiliza Coito Pita e Rocha da Silva
Gouveia liga responsáveis do PSD à estrada na origem dos danos na Ribeira Grande
Data: 29-12-2009 Comentários: 1 


O director regional de Florestas e a empresa Construtora do Tâmega Madeira são as duas entidades alvo de uma denúncia que o deputado e líder do PS-M vai encaminhar, esta tarde, para o Ministério Público e que envolve também o nome do deputado social-democrata Coito Pita.

Em causa está a actividade que João Carlos Gouveia alega ser ilegal da Construtora Tâmega na cabeceira do sítio da Ribeira Grande, em São Vicente.

De acordo com o presidente do PS, Rocha da Silva, director regional de Florestas, tem "responsabilidade directa" na construção da estrada regional entre o Rosário/Encumeda e o sítio das Voltas, na parte superior da Ribeira Grande, um acesso que terá sido responsável pelos danos ocasionados pelo temporal do passado dia 22 de Dezembro.

O nome de Coito Pita surge na exposição enviada por Gouveia ao MP na qualidade de proprietário de um terreno situado abaixo dos Chão-dos-Louros e contíguo a uma propriedade de Rocha da Silva.

Segundo o líder socialista que é também vereador na Câmara de São Vicente, Coito Pita terá negociado com Rocha da Silva a construção de uma estrada alternativa, por forma a impedir que os agricultores locais utilizassem a sua propriedade para acederem aos respectivos terrenos. "O dr. Coito Pita preparava-se para cortar o acesso aos terrenos com a construção de um portal de ferro, quando foi surpreendido pelo protesto dos proprietários que provaram existir ali um caminho secular", afirma. 

O socialista acusa os responsáveis do PSD de terem mandado construir um acesso em proveito próprio, apenas para que o "dr Coito Pita não fosse importunado pelos outros proprietários".

Gouveia vai mais longe e alerta o MP para a inexistência de um projecto para a estrada em causa, nem de uma avaliação dos riscos inerentes à sua construção.

"Sabe-se que as terras e as árvores retiradas durante a construção da estrada foram vertidas pelas escarpadas abaixo ao longo do traçado construído", afirma o vereador do PS, acrescentando que a empresa construtora, a Tâmega, "foi autorizada pelo director regional das Florestas a colocar 'bagaço' e pedras na estrada para compactação do piso" e execução dos muros de suporte.

Gouveia cita um morador para dar conta da existência, antes do temporal, de "um volume enorme de pedras e de bagaço, como se tratasse de um aterro clandestino", que levou os locais a protestarem com os despejos.

Perante o protesto, Rocha da Silva terá mandato suspender 'o aterro', uma medida que não foi suficiente para impedir a concentração de águas e resíduos responsável pelos danos causados pelo mau tempo recente.

Entende o PS que o perigo continua eminente na Ribeira Grande, pelo que se exige a criação imediata de um plano de segurança.

Hoje mesmo, durante, a tarde João Carlos Gouveia faz chegar a sua queixa ao Tribunal da Comarca de São Vicente. A exposição conta com os testemunhos de oito moradores da Ribeira Grande. 
Socialistas reunidos
João Carlos Gouveia participa hoje, pelas 19 horas, na última reunião da Comissão Regional do seu mandato como líder do PS.
Para o encontro, não está prevista uma intervenção de Gouveia. O socialista diz que vai reservar o balanço à sua liderança para o congresso regional. 

Em cima da mesa, na Rua da Alfândega, vai estar o plano e orçamento para 2010. Por uma questão meramente estatutária, a Comissão reúne para legitimar a não apresentação de um plano para 2010, já que a nova direcção do PS-M está prestes a ser eleita.
Patrícia Gaspar 

Anónimo : Actualizado: 29-12-2009 10:58:46 
Só o PS é que defende o povo a sério!: Como é possivel que as pessoas do governo PSD estejam directamente relacionadas com este desastre por serem irresponsáveis! As pessoas que nos governam não tem o mínimo de competencia e consideração pelo povo, fazem obras mal feitas e depois é ver as pessoas a chorar e deprimidas porque perderam tudo o que tinham ou parte do que tinham. Como madeirense fico indignado que seja necessário encostar a parede os poderosos para que o povo receba as ajudas a que tem direito! Mais uma vez o PS da Madeira demonstra que não é só oposição mas que é capaz de ser alternativa ao poder porque tem mais consideração pelo povo. Eu ainda não vi o Dr Alberto Joao ir até o povo dar uma palavra de conforto. Só o PS é que tem andado a falar com as pessoas afectadas e a se comprometer em ajudá-los, escrevendo cartas e explicando como podem ser ajudados. Devia haver um número verde do governo da madeira como há nos Açores, para ajudarem as pessoas afectadas. Na Madeira é tudo uma bandalheira, uma vergonha para todos nós! 

Comentários

  1. ...E não há demissôes!

    DIZEM QUE SE CHOVESSE MAIS DUAS HORAS AS casas da parte baixa da Ribeira Grande desapareceriam...
    Chuvas copiosas torrenciais seriam as causadoras...
    Se esta acontecesse o Sítio do Pé do Passo nas proximidades da ribeira desapareceria incluindo a Vila...
    Abram os olhos!
    Abram os olhos!
    No fim de uma carreira política de Alberto J.Jardim!

    Um conselho que lhe lanço daqui" sr." Jardim
    e para limpar esta imagem desgastada, quer se queira quer não,

    DEMITA ESTA GENTE TODA QUEà revelia da lei andaram a fazer obras nas serras, em locais
    defenidos como
    PATRIMÓNIO MUNDIAL DE lAURISSILVA

    ......

    ResponderEliminar
  2. Gostava de saber se o acesso ainda está aberto é que até tinha maquinas do Governo a espalhar as terras colocadas pela tamega.Contado não dá para acreditar só vendo e mesmo assim custa acreditar neste belo negocio daqueles dois mafiosos.A Tamega descarrega o material não transporta para vazadouro devidamente legalizado(menos custos)não paga para descarregar e ainda por cima tem as maquinas do governo por conta daquela mafia,vejam é gasoleo e pessoal do governo em obras particulares,nada a que o Rocha não esteja habituado.Sei quem tem fotos meus cabrões,não merecem nada se não serem suspensos e pagarem pelo que fizeram

    ResponderEliminar
  3. Pois olhe que a Tâmega paga e bem 250 euros por cammiâo!

    ResponderEliminar
  4. Se por acaso alguém me muder explicar me explique:
    uma pessoa do povo para reparar uma casa! é preciso ter parecer da Camara, da Capitania, dos raio que o partam todos.
    Este senhor com letra minúscula toma conta de todos os terrenos sem pedir autorização e nada lhe acontece. Continuam as obras avança por onde quer e as pessoas só vão buscar os carros de lanha para suas casas às escondidas que é para não serem apanhados pelo rocha da silva. Os terrenos onde ele iniciou a estrada é nos brimeteiros salvo eerro de localização junto do poço de água da camara. Ele que licença teve? quem a aprovou? e quem o mandou passar em cima dos terrenos do povo do Rosário?
    Quem pode me dê uma explicação. Mas penso que a vou receber, nos seguintes moldes PSD.

    ResponderEliminar
  5. alex miradouro e desta k vais preso por fazeres o blog ou vais levar uns carolaços k vais comer empanadas por uma sonda

    ResponderEliminar
  6. O Rocha da Silva veio a carreira para os jornais mostrar que a culpa foi toda de uma derrocada pra cima do chao dos louros, tudo para salvarem o seu pelo porque sabem que a coisa pode pegar duro! Estes sacanas podem fazer o que quiserem, tem a judiciária e os magistrados comprados, são tudo um bando de canalhas, o povo é quem sofre.

    ResponderEliminar
  7. Mas há mais responsáveis, a ver:
    Existe umas escavações lá por cima das Ginjas, propriedade dum indivíduo do Lombo Garcês de nome Albano que andou escavacando uma encosta inteira para um dos tais chamado "projectos agrícolas", essa encosta veio toda ter à ribeira seca, principalmente os entulhos que esse camarada deitou dentro da ribeira.
    Ele mesmo disse com meia carrispana que pagou 7500 euros à mulher do engenheiro da camara pelos projectos...
    ESTÁ TUDO EXPLICADO - ACORDA ROMEIRA

    ResponderEliminar
  8. ROMEIRA assume a Camara a tempo inteiro e indireita São Vicente. Depois desta enxurrada o teu lugar é na Câmara a trabalhar comos inuteis desses que estão aí a vários anos e nada fizeram por São Vicente senão destrui-lo e descratizá-lo como lugar de sonho e beleza.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

MIGUEL ALBUQUERQUE E A SUA QUADRILHA DE NOVOS RICOS

Preto das anonas desafia presidente da JSD São Vicente

Alberto Joao Jardim, Gabriel Drumond, Daniel Drumond e Jaime Ramos foram terroristas da FLAMA